Quer aprender novas dicas de limpeza de portas e janelas?

A atenção à limpeza e manutenção influenciam diretamente na durabilidade de um produto. Com as portas e janelas, independente do tipo de material, acontece a mesma coisa. O cuidado com esses cantos pode garantir mais saúde para dentro da sua casa. Para manter as peças com boa aparência e funcionando por mais tempo, são necessários alguns cuidados.

Como garantir a melhor limpeza de portas e janelas?

1- Os produtos utilizados

Os produtos de limpeza certos podem salvar o dia. Para maior durabilidade, portas e janelas geralmente devem ser limpas com água e sabão neutro, esponja ou pano macio (sempre fazendo o movimento de cima para baixo). É necessário secar o produto com pano limpo, seco e macio, para evitar manchas na superfície. Isso é ainda mais importante quando falamos de madeira, que não pode ficar molhada.

2- Limpeza dos trilhos

A limpeza dos trilhos inferior e superior deve ser constante, para evitar o acúmulo de poeira. Isso porque, com o tempo, as partículas vão se compactando e se transformando em crostas de difícil remoção, que podem comprometer o desempenho do produto.

3- Produtos químicos

Esta é uma dica importante para quem tem portas e janelas de alumínio! Não utilize esponja de aço, nem use produtos químicos, como solventes e principalmente produtos ácidos ou alcalinos. Sua aplicação pode causar o aparecimento de manchas, danificar as camadas protetoras do metal, tornar a superfície da esquadria opaca e provocar ferrugem.

Se quiser, use alcool com pH neutro (pH = 7).

4- Uso de lubrificante

O uso anual de um lubrificante pode evitar o ranger do metal e fazer com que o deslize fique mais macio. Se você vive em um local com grande concentração de poeira, talvez seja bom fazer disso uma aplicação semestral.

5- Uso de ferramentas

Durante a limpeza ou manutenção não é recomendada a utilização de ferramentas ou objetos que possam danificar a esquadria. A limpeza de cantos de difícil acesso pode ser feita com um pincel de cerdas macias.

6- Limpeza profunda

Uma limpeza profunda deve ser feita, pelo menos, a cada três meses, para produtos instalados em áreas urbanas e rurais, e mensalmente, no caso de zonas industriais. A limpeza leve e semanal ajuda, mas um profundo uso das dicas apresentadas garantirá uma melhor conservação.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!